Notícias

Você esta aqui:
  • Home
  • Notícias
  • Mãe solteira com câncer terminal busca na Justiça ajuda para suicídio assistido
Mãe solteira com câncer terminal busca na Justiça ajuda para suicídio assistido

Mãe solteira com câncer terminal busca na Justiça ajuda para suicídio assistido

  • 26 de Maio 2015

Uma norte-americana está lutando na Justiça pelo direito de morrer quando estiver pronta, e aderiu a campanha para tornar a eutanásia assistida uma prática legal no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Christy O'Donnell, de 46 anos, tem uma filha única, Bailey Donorovich, de 20 anos, e foi diagnosticada com câncer no pulmão em estágio 4 em junho do ano passado. Apesar da quimioterapia severa, as células cancerosas se espalharam para seu cérebro.


Segundo a rede de TV “CBS”, a ex-policial é uma das pacientes terminais que entraram com uma ação judicial questionando uma lei que torna crime “ajudar, aconselhar ou encorajar outra a cometer suicídio”. Eles argumentam que a legislação não deve ser aplicada aos médicos que cuidam de doentes terminais.


Christy O'Donnell contou sua história ao lado da filha, num vídeo da campanha Compassion & Choices (Compaixão e Escolhas), grupo de defesa que ajudou também a americana Brittany Maynard, que tinha câncer do cérebro e conseguiu o direto de realizar um suicídio assistido no fim do ano passado, no estado de Oregon.


Na gravação, Christy diz que é provável que ela morra de câncer no pulmão. E também destaca que não tem medo da morte, mas da dor. “Não ter medo de morrer não é a mesma coisa que querer morrer. Eu não quero morrer”, justifica. Christy assegura que não quer sentir dor, e deseja ter o direito legal de usar drogas letais quando estiver pronta. “Eu deveria conseguir uma prescrição para ter paz e não pensar nisso até o dia em que eu esteja pronta para morrer”, explica na gravação.


Numa entrevista exclusiva à revista “People”, a ex-policial disse que “está pedindo aos tribunais de intervenção que emitam uma ordem para que o médico possa, legalmente, prescrever uma medicação para que ela não tenha que morrer dolorosamente. “De modo que eu não precise gastar cada momento antes de eu morrer com medo e preocupada com a forma dolorosa como vou morrer”, explicou.


Atualmente, segundo a “CBS”, cinco estados americanos já têm leis que permitem o suicídio assistido: Oregon, Washington, Montana, Vermont e Novo México.


Fonte: Extra.com

Endereço

R. Joaquim Duarte Moleirinho, 2324 Jd. Monções - Maringá PR

W3NEXT - Sites e Sistemas Web
44 3220-2900