Notícias

Você esta aqui:
  • Home
  • Notícias
  • Casos de microcefalia aumentam 70% em uma semana no Brasil
Casos de microcefalia aumentam 70% em uma semana no Brasil

Casos de microcefalia aumentam 70% em uma semana no Brasil

  • 01 de Dezembro 2015


O Governo já confirmou a ligação entre a doença e o zika vírus. Em PE, o número de casos levou o governo a decretar estado de emergência

 

O número de casos de microcefalia no Brasil aumentou e a doença atingiu um número maior de estados.

 

Em Feira de Santana, na Bahia, Marivalda teve um bebê com microcefalia. Ele nasceu com o crânio menor do que o tamanho normal. Durante a gravidez, ela foi infectada pelo zika vírus. “Foi difícil, mas depois a gente aceita”, diz.

 

Os casos de microcefalia crescem de forma acelerada. Já são 1248 casos notificados em todo o país. É oito vezes mais que em 2014. Da semana passada para cá, o aumento foi de quase 70%.

 

Também aumentou o número de estados com registros de microcefalia. De nove, passou para 13, mais o Distrito Federal. Pernambuco segue com o maior número: 646 casos. Os outros estados mais atingidos também são do Nordeste. Mas há casos no Centro-Oeste e no Sudeste.

 

Diante de um crescimento tão grande, o Ministério da Saúde diz que não vão faltar recursos.

 

“As ações relativas a esta emergência em saúde pública serão priorizadas pelo governo. Os recursos correspondentes a essas ações estão garantidos”, afirmou Cláudio Maierovitch, do Ministério da Saúde.

 

No sábado (28), o Ministério da Saúde confirmou a relação da microcefalia com o zika vírus na notificação da morte de um recém-nascido do Ceará.

 

Em Pernambuco, o número de casos de microcefalia levou o governo a decretar estado de emergência, a partir de terça-feira (1º). Na maternidade mais movimentada do Recife, foram distribuídos folhetos com informações sobre o combate ao mosquito que também transmite a dengue e a febre chicungunha.

 

Imagens aéreas mostram que, no Recife, há focos por todo lado. Os médicos aconselharam as grávidas a se defender dos ataques do mosquito.

 

“Usar calça comprida, blusa longa, muito repelente, para evitar”, disse Mayara da Silva, dona de casa.

 

O Ministério da Saúde reforçou o pedido de conscientização nas ações de prevenção.

 

“Nós teremos uma intensificação muito grande no combate ao mosquito pelo Ministério naquilo que lhe cabe. Com o chamamento mais intenso à sociedade, de quem depende, em última instância o combate ao mosquito pela eliminação dos criadores, de dentro de casa, dos quintais, das áreas vizinhas das casas”, declarou Cláudio Maierovitch.

 

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/11/casos-de-microcefalia-aumentam-70-em-uma-semana-no-brasil.html.

 

Fonte Imagem: http://www.difusora24h.com/ministerio-da-saude-confirma-relacao-entre-virus-zika-e-microcefalia/.

 

Data: 01/12/2015.

Endereço

R. Joaquim Duarte Moleirinho, 2324 Jd. Monções - Maringá PR

W3NEXT - Sites e Sistemas Web
44 3220-2900